Massoterapia como profissão

 

Massoterapia Blog I

Olá simpatizantes da Massoterapia!

Historicamente a Massoterapia é utilizada como arte em todas aspartes do mundo, entretanto sua característica profissional advém das cidades médicas ou gregas, dentre elas: Crotona (Itália meridional e Sicília), Cirene (Norte da África), Rodes (Ilha Grega) Cnido (Extremo sul da Ásia menor) e Cós (Ilha Grega).  Tais cidades eram pontos de grandes escolas de artes médicas que tinham por cultura fazer uso de terapias manipulativas. Tanto os “Klinikos (Clínicos), quanto os Therapeuten (Terapeutas)” faziam uso de formas diversas de manipulações Massoterápicas.

O Massoterapeuta ou manipulador corporal, sempre existiu nas sociedades de vários lugares do mundo, e em diversas datas, desde escravos atuantes no baixo Egito, assim como grandes médicos da florescida Roma. A massagem nunca deixou de existir no cenário social, político e militar mundial. Durante séculos essa arte de tratar e curar, foi reduzida, descriminada, marginalizada passando por várias fases até chagar ao século XVIII, onde vai torna-se  marco e ter seu inicio da Massoterapia científica em Estocolmo, Suécia. Após quase duzentos anos  a massoterapia  ganha  força com a revolução  industrial e sofre com  o desenvolvimento tecnológico. Durante seu adormecimento no inicio e meado do século passado ,ressurge  com nova proposta na Europa no período da primeira guerra mundial e no pós guerra sofre  alteração em sua denominação deixande de ser massagem para se tornar Massoterapia em 1915 e com isso eleva a classe de profissionais desta nobre arte de tratar e curar.

Reconhecimento:

Após sua criação cientifica em 1813, a massoterapia foi incorporada  aos conceitos das artes médica e difundida em muitos países. Não obteve crescimento como classe em parte da Europa, sendo agregada a saúde como técnica livre. Criou-se uma associação em 1894, na Inglaterra. Nos EUA teve inicio em 1900 e foi desenvolvida como Profissão ( 1960-1970), obtendo licença dependente de prova concedida pelo Estado ou Condado após 1982. Atualmente Canadá e EUA possuem Licenciados em nível superior reconhecido pelos respectivos governos.

A Massoterapia é utilizada em muitos países sem conselho de representação e /ou federação.

Após 1980 a profissão obteve crescimento representativo. Durante os anos 90 iniciou-se a regulamentações mundiais.

A American Massage Therapy Association (AMTA) foi fundada em1943 e representa cerca de 50.000 profissionais em mais de 30 países. Em 1982 foi criado o conselho de escolas para unificar os centros de formação em Massagem no EUA.

Em 1992 Foi criado um sistema de certificação de massoterapia e trabalho corporal unificando profissionais de EUA, Canadá e parte do Reino Unido. Atualmente muitos países estão adotando métodos semelhantes aos Americanos para regulamentação.

A profissão no Brasil:    

No Brasil a profissão existe desde 1920 empiricamente. Em 1939, foi incorporada a faculdade de outras disciplinas de saúde. Existe lei para profissão de Massoterapia no Brasil desde 1942. A profissão foi criada com o Decreto Lei DL 8345 10/12/1945- (com a denominação de massagista);

Confirmada em 05/10/1961 com lei nº 3968.

Quem pode Exercer a Profissão:

Existem profissionais atuantes com notório saber e direito adquirido, que iniciaram suas carreiras antes das ultimas mudanças da profissão que começou em 2004 e foi finalizada em 2008.

Tais mudanças não ocorreram para coibir nenhum profissional, apenas limitou e fixou um horizonte sobre a profissão no Brasil.  Com a volta da procura por terapias naturais o profissional de massoterapia tende a ter um perfil mais seleto, onde o próprio mercado exigirá além de competências, maior capacidade de conhecimento teórico e científico e treinamento técnico prático constante.

Apesar de não haver leis que especifiquem a capacitação dos profissionais massoterapeutas em nível técnico por ser uma alteração que não foi apresentada por Lei. Atualmente para trabalhar no mercado de massoterapia não é obrigatório o nível técnico, apesar de existir na prática.Para atuar no mercado de trabalho o Massoterapeuta terá que ter seus certificado até 1998 com a Chancela da Secretária da Vigilâncias Sanitária(carimbo) para poder atuar no mercado de trabalho,seja em clínicas ou mesmo atuar em sua própria clinica pois o Massoterapeuta ao se formar adquiri o direito de abrir seu espaço e de, se desenvolver Profissionalmente e assim também, os profissionais de direito adquirido “ou seja”todos aqueles que não obtiveram a chancela da SVS. Entretanto para concorrer em concursos públicos algumas prefeituras exigem o nível técnico, outras não. A Massoterapia ainda está florescendo no Brasil e sua demanda no mercado é vasta e auspiciosa.

Valores e hora de trabalho

$$$

No Brasil existe a carga horária estipulada de acordo com a conversão de acordo com outros cursos técnicos de saúde, onde o profissional trabalha cerca de 06 horas e 15 minutos indo a 6 horas e 45 minutos diários ou semanais.

Alguns Municípios e Estados adotam algumas variações desses horários, incluindo instituições públicas e privadas. A remuneração oscila em torno de dois salários e meio até três salários e meio acrescido de comissão de cinquenta por cento.