Imagens

Conhecendo a Massoterapia

Conhecendo a Massoterapia

A milenar Massoterapia é desde o nascimento do homem na face da terra a única terapia de cura e reabilitação ainda não reconhecida como tal, assim sendo repasso um pouco do que ela significa e um resumo de suas funções.

Vivemos em nosso dia-a-dia focalizando uma vida melhor e mais feliz para nós e para aqueles que nos cerca e amamos. Todavia, para que possamos desfrutar as nossas conquistas diárias, precisamos manter uma qualidade de vida boa, com total bem estar, mental, emocional, sentimental, corporal, financeiro, educacional, cultural e social, que nos impulsionará para momentos qualitativos de vida. Consequentemente obteremos maiores e melhores conquistas futuras, seja no trabalho ou nos meios em que vivenciamos nosso dia a dia.

Mas como melhorar nossa qualidade de vida?

A vida é a troca e o relacionamento que temos com o mundo, com as pessoas que nos cercam e o meio ambiente em que vivemos.  E para que possamos aproveitar os momentos que a vida nos traz é preciso que nossa saúde esteja otimizada, qualificada, sendo o cuidado que temos com nós mesmos o alicerce para uma vida melhor, sempre.

Um modo seguro, milenar e tradicional, que a humanidade desenvolveu para manter condições saudáveis para o funcionamento de nossos corpos e mentes, e de nossa qualidade de vida é a Massoterapia Aplicada.

A Massoterapia é a terapia aplicada com as mãos, através da massagem.  Hoje, no mundo, encontramos múltiplas técnicas de massagens que foram sendo desenvolvidas pelos mais diferenciados povos e culturas que temos no mundo e atreladas ao conhecimento humano através da linguagem manual e manipulativa e também por conta da internet e da aproximação que a mesma permite.

Na milenar China Antiga, há mais de 3.000 anos, desenvolveu-se a Medicina Tradicional Chinesa que utilizava juntamente com a Acupuntura (tratamento através de agulhas) e a Moxabustão (tratamento através do calor), uma técnica de massagem denominada An’ma, que originou a técnica Tuiná na China Contemporânea, e o Shiatsu no Japão e a Massoterapia na  Suécia por  Ling e na Inglaterra em 1915 durante a primeira guerra Mundial.

Da Índia desenvolveu-se a massagem Ayurvédica, com utilização de óleos com os mais interessantes aromas. Assim como da Tailândia surgiu a misteriosa massagem Tailandesa.

Na Europa, criaram-se técnicas científicas de tratamento através da massagem, como a Massoterapia Clássica de Reabiltação ou Sueca. Na primeira guerra mundial intensificou-se a Massoterapia de reabilitação que leva o seu nome por conta de ter sido imensamente utilizado neste período de guerra mundial.

Dos E.U.A originou-se a  nominalmente a milenar, Quiropráxia, uma técnica de origem Chinesa migrada para a América, sem que fosse traduzida e ao ser traduzida na América é denominada de; que consiste em se manipular as articulações do corpo e colocá-las harmoniosamente em posição de normalidade e conforto restaurando todas funções orgânicas também.

E em todo o mundo podemos encontrar as mais diferentes técnicas de Massoterapia para melhorar a qualidade de vida humana através de suas ações terapêuticas.

A Massoterapia ocasiona uma qualificada melhora na circulação sanguínea  corpórea  ao longo do trato em todo o corpo humano, levando mais oxigenação e nutrientes a todos  os  órgãos corpóreos. Os músculos ficam menos tensionados e os Sistema Nervoso  Central ,Periférico, Autonômico, Simpático e Parassimpático, funcionam com melhor desempenho e qualidade.  O corpo como um todo fica mais receptivo e preparado para retornar  e  inter-relacionar com o meio em que vivemos.

Durante uma sessão de Massoterapia, deixamos que o terapeuta nos toque com respeito, retirando possíveis barreiras que criamos ao longo do dia. O massageado começa a sentir a complexidade que é o próprio corpo, ao mesmo tempo em que se deixa relaxar a musculatura e, ao final sente-se mais leve e livre de tensões, estando em harmonia com as pessoas e seu mundo, ou simplesmente, tendo seu corpo e mente mais descansado.

A terapia através da massagem traz por vezes aquilo que não temos com a agitação de nossos dias, isto é, a paz interior, livre de preocupações, angústias e ansiedades.

Não podemos parar o mundo e nem nossas vidas, mas podemos melhorá-la, cuidando de nós para cuidarmos do nosso mundo.

Por: Prof Gilson Francisco Nascimento